Blog

As construções sustentáveis têm como objetivo construir obras que ajudam o meio ambiente, amenizando os impactos à natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia.

 

Em sua maioria as construções sustentáveis utilizam materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, como por exemplo madeiras reflorestadas e tijolo de adubo. 

 

Se você é uma pessoa que preza pelo meio ambiente e quer construir. Separamos 8 dicas para te ajudar no seu projeto. Vamos lá?

 

Quando for construir sua obra sustentável, evite modificações radicais no terreno;

1. Reserve uma área verde do terreno para vegetação nativa;

2. Reserve também uma área do terreno para horta;

3. Use tijolos ecológicos na sua construção sustentável. Eles possuem inúmeras vantagens ao meio ambiente, tais como: Eles já vem com furações para armações estruturais e/ou para passagem de instalações (evitando quebra quebra) e requerem pouca massa de assentamento;

4. No seu projeto sustentável, estude formas de ventilação natural para minimizar o uso de equipamentos mecânicos na climatização.

5. Aproveite luz natural usando janelas mais abertas e vidros em seu projeto. A iluminação interior consome de 10 a 15% de eletricidade

6. Em uma construção sustentável, a água da chuva é muito importante, pois podem ser filtradas  por calhas e usadas na lavagem de carros e calçamentos. 

7. Utilize cores claras nas fachadas e/ou telhados, porque absorvem menos calor.

 

E aí, gostaram das dicas? Aproveite todas elas e utilize-as em seu projeto de construção sustentável.