Blog

 

Realizar o sonho de comprar um apartamento gera sentimentos variados e indescritíveis. É a sua vez que chegou de poder viver onde escolheu, de deixar tudo da maneira que bem entender e sem ter que pedir autorização. Enfim, abre uma infinidade de possibilidades.

Entre as tentações que surgem nessa hora está aquela reforminha no layout original para adequar os ambientes as suas expectativas. Contudo, saiba que não se pode derrubar qualquer parede antes de conhecer o método construtivo do imóvel.

Ou seja, é preciso descobrir qual foi a técnica de sustentação aplicada no empreendimento.

Isso é fundamental, especialmente se você não quer causar abalos estruturais no prédio. Para conseguir esse tipo de informação, procure a construtora ou então um profissional capacitado, como um engenheiro da área ou um arquiteto.

Basicamente, há três técnicas de construção: alvenaria convencional (ou alvenaria de vedação), alvenaria estrutural e pré-fabricada. A primeira é a mais comum no Brasil. Trata-se daquela em que colunas, vigas e lajes de concreto armado garantem a sustentação da obra. Já na alvenaria estrutural as paredes são a base de

sustentação. Por fim, temos um método pouco utilizado no país, o pré-fabricado. Nele a estrutura vem preparada de fábrica para então ser instalada em uma fundação.

Após se inteirar da técnica aplicada na construção do prédio, fica mais fácil planejar as reformas de seu apartamento. E aqui vale o adendo de que também é interessante levantar todas as licenças e autorizações necessárias para a realização das obras.